Aprendi com uma parceira de trabalho que uma marca precisa de um banco de imagens próprio para poder fazer um marketing de qualidade.
Claro que cada empresa tem uma necessidade diferente e vai precisar de imagens diferentes. Uma loja de produtos esportivos, por exemplo, tem a necessidade de várias imagens de cada item com fundo branco para uso em e-commerce. Esta mesma empresa precisa também de fotos de pessoas usando seus produtos para uma comunicação eficiente.
Uma consultoria, por outro lado, precisa de fotos dos sócios/consultores e do escritório, mas também precisa de imagens que possam ilustrar seus serviços. Mesmo que elas sejam compradas em bancos royalty free. Recentemente desenvolvemos a identidade Visual de uma consultoria e no processo selecionamos um banco de imagens próprio que vai ser usado para o desenvolvimento de posts em redes sociais, apresentações e anúncios.
Reunindo imagens de qualidade
Contratar um fotógrafo profissional para criar estas imagens é fundamental, mas não é só isso que é importante. Novos produtos são desenvolvidos e imagens com outros modelos se tornam necessárias para divulgar uma nova linha. O processo de fotografia tem que se tornar cíclico.
Contratar um designer para selecionar um grupo de imagens em bancos royalty free também é uma solução. O designer levanta junto ao cliente o briefing para estas imagens e faz a busca. Depois de aprovadas com os decisores a empresa tem um conjunto de imagens coerente.
Mas os problemas aparecem
Nem todas as empresas têm uma cultura para lidar com estas imagens. Muitas recebem o link com os arquivos em alta e passam diretamente para a agência que está fazendo o site ou anúncios. Não cria uma política para uso e armazenamento. Com o tempo o investimento é perdido: o fotógrafo não armazena as imagens por muito tempo e a agência só baixou os arquivos que interessavam a eles.
Outros chegam até a baixar as imagens em um computador, mas ele entra em pane e todos os arquivos são perdidos.
Isso sem falarmos no problema que é localizar uma imagem entre tantas, ou compartilhar todos estes arquivos em alta com a nova agência para que eles possam começar o trabalho.
Soluções que surgem com a experiência
Com o tempo descobri que gerenciar um banco de imagens próprio é uma tarefa complexa. Normas tem que ser definidas e aplicadas. Novas versões de arquivos que já estavam no banco são desenvolvidas e precisam ser incorporadas. Imagens com pequenos defeitos precisam de tratamento especial que o fotógrafo não previu.
O banco de imagens próprio deve ser bem administrado para poder se manter vivo. As imagens precisam estar em ambiente seguro e o acesso a elas deve ser fácil para toda a equipe envolvida em desenvolvimento de marketing e vendas.
Novas imagens precisam ser adicionadas ao banco com frequência e todas precisam estar bem tratadas e prontas para uso.
Trabalhando na organização de diversos bancos de imagens próprios sentimos a necessidade de desenvolver uma plataforma para que nossos clientes distribuíssem as imagens com agências e clientes finais.
Com isso modificamos nossa plataforma BrandGuide, originalmente criada para compartilhar apenas Manuais de Identidade Visual, para gerenciar imagens também.
Indo além do banco de imagens próprio
Notamos também que além de todo o esforço para gerar e armazenar de forma segura este conjunto de imagens, muitas delas precisam de ajustes ou recortes.
Desenvolvemos e aplicamos políticas de nomenclatura, para ajudar o reconhecimento dos arquivos e melhorar o SEO dos sites.
Através do BrandGuide podemos gerenciar usuários, dando acesso a subgrupos de imagens.
Tudo isso com segurança garantida e backup das imagens em um dos sistemas mais seguros do mundo, a Amazon S3.
Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar a sua empresa a ter um banco de imagens próprio e evitar perder um dos mais importantes recursos nos dias atuais, suas imagens.